quarta-feira, 15 de abril de 2009

Cia Insurgente.

Eu e um amigo fundamos no final de 2008 a Companhia Insurgente, que já está devidamente registrada na Cooperativa Paulista de Teatro. Já se uniram a nós mais 4 integrantes para o grupo. Nosso primeiro projeto tem como tema a Revolução Húngara de 1956. Hoje foi nossa primeira reunião de pesquisa. Assistimos o filme Sunshine - O despertar de um século, de István Szabó. Legal que esse filme dá um panorama da história da Hungria desde o final do Império Austro-Húngaro até a atualidade.
A idéia desse projeto surgiu quando li um texto que meu pai escreveu pouco antes de falecer, sobre a imigração da minha família para o Brasil. Meus avós, meu pai e minhas tias se viram obrigados a deixar a Hungria com a invasão Russa em 1944. Permaneceram um bom tempo em campo de refugiados na Alemanha, e passaram também por outros países da Europa. Mais tarde quiseram retornar, mas com a implantação do regime comunista na Hungria (que foi uma das mais terríveis ditaduras!), a melhor saída acabou sendo o Brasil. Chegaram aqui em 1951, meu pai tinha 13 anos.
Essa é uma longa história que pretendo publicar no blog mais para frente.

2 comentários:

Flávia D'álima disse...

Oi Amanda tudo bem???!!!
Bacana Essa notícia da Cia. com o Dorbs. Que bom que algo de bom saiu daquela experiência não é mesmo.
Da minha parte não posso dizer o mesmo. Ou melhor posso sim, conheci passoas mui bacanas e talentosas.
Bj e sucesso heim!

Amanda disse...

Pois é, pelo menos nós todos nos conhecemos! rss
Sucesso para você também!
Beijos.